/// grupos

Damas & Valetes

Grupos de oração e partilha para namorados com mais de um ano de namoro.

o que é?

É uma proposta do CUPAV para namorados.

Partindo da experiência de cada namoro – que é única, particular e inconfundível – pretende-se que cada casal de namorados reforce os alicerces em que assenta a sua relação através dos princípios e instrumentos da espiritualidade inaciana, em particular o autoconhecimento e o discernimento.

para quem é?

Para namorados com o mínimo de 1 ano de namoro e que pretendem aprofundar, discernir, refletir e rezar os passos do seu namoro.

o programa

Pela discussão de temas, pelo trabalho a dois a partir das propostas sugeridas em reunião e a escuta das partilhas, deseja-se que cresça, em cada casal uma maior consciência da vocação a que são chamados e dos passos futuros a percorrer. No entanto, o grupo não pretende ser, nem tão pouco substituir o CPM (Curso de Preparação para o Matrimónio) ou qualquer outro formato de discernimento vocacional.

O percurso do grupo está estruturado para dois anos de duração, sendo acompanhado por um assistente espiritual (padre jesuíta) e um casal.

As reuniões realizam-se 1 vez por mês.

Ana e Francisco C. Branco

Entrámos no grupo Damas e Valetes à procura de uma ajuda para fazermos o nosso namoro crescer espiritualmente com Jesus. Ao longo do caminho fomos percebendo que não estávamos só a crescer espiritualmente, mas como um todo, e Jesus estava agora mais presente neste todo. É um grupo que nos ajuda a partir pedra, alisar terreno e a fortalecer os alicerces da nossa relação. Faz-nos pôr frente a frente um com o outro e depois com o resto do grupo, a partilhar a nossa oração sobre o nosso próprio namoro e sobre o caminho de cada um. Muitas vezes não é fácil, é difícil ser cada vez mais real e transparente, mesmo com esta pessoa de quem tanto gostamos. Mas ao mesmo tempo torna-nos mais próximos e mais livres dentro e fora do nosso namoro e cada vez mais conscientes que Deus quer fazer parte connosco, neste namoro que não deve ser fechado, mas viver para fora.

Encontrámos nos outros namoros, no casal e no padre João Goulão, testemunhos que nos ensinam que a vida de namorados e mais tarde de casal nem sempre é perfeita, mas que o mais importante é ir alinhando o nosso caminho para a direcção certa.

orientadores

Em Breve