/// grupos

Comunidades Universitárias

Grupos de partilha, oração e aprofundamento da fé. Para universitários.

o que é?

Pequenos grupos de oração, partilha e reflexão, inspirados na espiritualidade inaciana e na experiência dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola. Orientados por jesuítas e leigos, ajudam cada universitário a aprofundar a sua fé, crescer em fraternidade, compromisso e serviço, e a desenvolver hábitos de oração, partilha e autoconhecimento.

Mais do que um espaço de encontro, estas comunidades ajudam os universitários a conhecer melhor aquilo em que acreditam, a questionar e a fortalecer a sua fé, tornando-a mais madura e enraizada na vida e no exemplo de Jesus.

para quem é?

Para universitários que queiram aprofundar a sua vida de fé através da formação, partilha, serviço e espirito comunitário.

o programa

As reuniões acontecem quinzenalmente, às terças-feiras, pelas 21h15. Para além destes encontros regulares, o grupo pode participar num fim de semana fora do CUPAV e é convidado a integrar as diversas propostas que o CUPAV oferece ao longo do ano.

Mensalmente realizam-se duas reuniões: uma de formação e outra de oração. Na reunião de formação, aprofunda-se um tema de espiritualidade através de uma breve exposição, seguida de partilha e debate em grupo. Na reunião de oração, oferece-se aos universitários um tempo privilegiado de encontro com Deus, explorando diferentes formas de oração e aprofundando a sua relação pessoal com Ele.

Manuel Sérgio

A procura de uma comunidade, o confronto com o silêncio e a inevitabilidade da vulnerabilidade são exigências espirituais particularmente pretendidas por nós, jovens, num mundo no qual é cada vez mais fácil fugir e anular qualquer uma destas dimensões e, consequentemente, mais difícil encontrar locais que saciem esta sede.
É neste deserto quotidiano que as Comunidades Universitárias surgem como um espaço de encontro, oração e partilha, que me foi permitindo fazer a leitura da minha vida ao longo deste ano, onde foram fundamentais os momentos nos quais pude olhar com maior profundidade para temas que nos inquietam, desde a gestão do tempo e da tomada de decisões ao saber lidar com a perda e com o fracasso, tudo isto num caminho de partilha com uma comunidade que tão bem ela me foi ajudando a fazer a leitura do meu percurso espiritual.

orientadores

P. João Goulão, sj

Diretor do CUPAV

Nasceu em 1980 e entrou na Companhia de Jesus em 2001. Estudou Filosofia em Braga e Teologia em Madrid, tendo ainda passado pelo Colégio das Caldinhas. Foi ordenado sacerdote em 2014 e é atualmente o diretor do Centro Universitário Padre António Vieira, onde tem apostado numa dimensão digital do seu trabalho Pastoral, junto dos jovens.

P. Nuno Branco, sj

Diretor-adjunto do CUPAV

Nasceu em 1977. Depois de licenciado em Arquitectura (FAUTL – Lisboa), entrou em 2002 na Companhia de Jesus onde foi ordenado padre em 2012. Estudou Filosofia em Braga, Teologia em Madrid e Teologia Espiritual e Arte em Paris.
Desde a ordenação, que a sua missão são os centros universitários da Companhia de Jesus: em Coimbra, no CUMN (2014-2021) e desde 2022, depois da “terceira provação” na República Dominicana, em Lisboa no CUPAV (enquanto diretor-adjunto) e assistente espiritual da ONGD – Leigos para o Desenvolvimento.
Organiza retiros inacianos em diários gráficos e é autor do livro “Diário Gráfico. A experiência de Deus na vida diária”.