/// formação

Investigações Teológicas

“Quem é Jesus?”

o que é?

É frequente querermos aprofundar as nossas dúvidas, ler mais, estudar mais sobre a fé católica mas não sabemos bem por onde começar. As Investigações Teológicas dão-te a possibilidade de o fazer em pequeno ou grande grupo. Através de um conjunto de 3 ou 4 sessões semanais poderás contar com um tema que será explorado pelo orientador e trabalhado por todos através de diversas dinâmicas. Não é necessário nenhum requisito para participar. Basta que tenhas curiosidade, procures simplesmente aprender mais ou parar para aprofundar a tua fé e as tuas dúvidas.

As próximas investigações Teológicas terão como título: “Quem é Jesus?”. Esta foi a grande pergunta que ocupou as primeiras comunidades cristãs e que continua a ser fundamental para alguém do séc. XXI que o queira conhecer. Saber mais sobre as suas circunstâncias, o que significa hoje para nós a vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus, como foram as primeiras reflexões sobre ele e, em que medida se revelam tão atuais e relevantes para a fé de quem quer segui-lo. Pois só se pode seguir o que se ama, e amar o que se conhece.

para quem é?

o programa

Módulo 1

  • Os mistérios da vida de Cristo esclarecem o mistério da nossa humanidade;
  • Quem é Jesus: verdadeiramente Deus ou verdadeiramente homem?;
  • Fontes históricas e bíblicas;
  • Traços singulares da vida Jesus Cristo (refeições, milagres e conflitos).

Módulo 2

  • Sendo o mistério pascal motivo de escândalo para os gentios, de que maneira continua a ser resposta relevante nos dias de hoje a paixão, morte e ressurreição de Jesus?;
  • Motivos políticos e religiosos da condenação de Jesus;
  • Explicação do Tríduo Pascal.

Módulo 3

  • Reflexão teológica: provas, aparições, sinais e heresias;
  • A Ressurreição como grelha de releitura da vida cristã.

orientadores

P. Nuno Branco, sj

Diretor-adjunto do CUPAV

Nasceu em 1977. Depois de licenciado em Arquitectura (FAUTL – Lisboa), entrou em 2002 na Companhia de Jesus onde foi ordenado padre em 2012. Estudou Filosofia em Braga, Teologia em Madrid e Teologia Espiritual e Arte em Paris.
Desde a ordenação, que a sua missão são os centros universitários da Companhia de Jesus: em Coimbra, no CUMN (2014-2021) e desde 2022, depois da “terceira provação” na República Dominicana, em Lisboa no CUPAV (enquanto diretor-adjunto) e assistente espiritual da ONGD – Leigos para o Desenvolvimento.
Organiza retiros inacianos em diários gráficos e é autor do livro “Diário Gráfico. A experiência de Deus na vida diária”.