/// formação

Academia Inaciana

Mini-cursos para aprofundar a espiritualidade inaciana e a vida.

o que é?

Se gostavas de aprofundar a dinâmica dos Exercícios Espirituais e a espiritualidade inaciana então a Academia Inaciana é para ti! Surge da necessidade de muitas pessoas quererem mergulhar com tempo neste tesouro espiritual para refletirem e aplicarem cada vez mais na própria vida.

A primeira edição da Academia inaciana será sobre a prática do discernimento como um das grandes artes que podemos extrair da experiência dos Exercícios Espirituais. Ao longo de um fim-de-semana (ver datas no programa), poderás entrar mais a fundo em temas como o auto-conhecimento, aprender a dar nomes às tuas dinâmicas interiores, a reconhecer os teus próprios esquemas de engano e como podes adoptar cada vez mais os critérios do Evangelho nas tuas decisões.

 

para quem é?

o programa

Módulo 1

  • Prêambulo para uma boa eleição: formular bem a questão (sobre a qual se tomará uma decisão) e a liberdade interior (indiferença inaciana) como disposição favorável;
  • Como nos enganamos e como podemos ser mais livres?

Módulo 2

  • Matéria prima do discernimento: as moções (consolação e desolação) e não as emoções.

Módulo 3

  • Chamamento de Jesus e dinanismo de resposta (à maneira de santo Inácio);
  • Passos para uma sã e boa eleição.

Módulo 4

  • Sinais de confimação de um processo de eleição;
  • Questões e dúvidas práticas.

orientadores

P. João Goulão, sj

Diretor do CUPAV

Nasceu em 1980 e entrou na Companhia de Jesus em 2001. Estudou Filosofia em Braga e Teologia em Madrid, tendo ainda passado pelo Colégio das Caldinhas. Foi ordenado sacerdote em 2014 e é atualmente o diretor do Centro Universitário Padre António Vieira, onde tem apostado numa dimensão digital do seu trabalho Pastoral, junto dos jovens.

P. Nuno Branco, sj

Diretor-adjunto do CUPAV

Nasceu em 1977. Depois de licenciado em Arquitectura (FAUTL – Lisboa), entrou em 2002 na Companhia de Jesus onde foi ordenado padre em 2012. Estudou Filosofia em Braga, Teologia em Madrid e Teologia Espiritual e Arte em Paris.
Desde a ordenação, que a sua missão são os centros universitários da Companhia de Jesus: em Coimbra, no CUMN (2014-2021) e desde 2022, depois da “terceira provação” na República Dominicana, em Lisboa no CUPAV (enquanto diretor-adjunto) e assistente espiritual da ONGD – Leigos para o Desenvolvimento.
Organiza retiros inacianos em diários gráficos e é autor do livro “Diário Gráfico. A experiência de Deus na vida diária”.